Perguntas Frequentes

Fluxo de resposta a violência sofrida pelo colaborador
Para que serve?
Diversas situa√ß√Ķes do dia-a-dia, tanto na rela√ß√£o entre colaboradores, como com¬†paciente e seus acompanhantes, podem ser sentidas pelo colaborador como um viol√™ncia.
Para que possamos identificar as situa√ß√Ķes cr√≠ticas e dar o devido tratamento foi institu√≠do o fluxo de resposta a viol√™ncia sofrida pelo colaborador.
A partir do seu relato poderemos apurar situa√ß√Ķes em desacordo com a conduta esperada dos colaboradores e realizar a√ß√Ķes para a corre√ß√£o. Tamb√©m poderemos identificar situa√ß√Ķes que necessitem de uma abordagem em rela√ß√£o aos pacientes, ou familiares e acompanhantes - de forma a minimizar as situa√ß√Ķes de estresse e conflito entre estas partes.

O que pode ser considerado violência?
Agress√Ķes f√≠sicas ou verbais
Assédio moral ou sexual
Ter objetos destruídos, danificados, furtados ou roubados
Atos agressivos ou de intimidação
Discriminação de qualquer natureza: de gênero (mulher/ homem), de opção sexual, de crença, de raça, de etnia, cultural, etc.

Como informar uma violência sofrida?
Voc√™ pode abrir um relato na Central de √Čtica e Compliance.
Mas, em situa√ß√Ķes extremas - envolvendo grave dano f√≠sico - acione a Seguran√ßa Patrimonial. Lembrando que qualquer colaborador que presenciar, poder√° acionar o fluxo de Emerg√™ncia, pelo ramal 0880, se necess√°rio.
Se precisar de auxílio médico, você também pode procurar a Medicina do Trabalho, em horário comercial, ou se dirigir ao leito 508 do Hospital.

O que acontece depois?
A partir do seu relato vamos realizar um processo de averigua√ß√£o, para entender o que aconteceu e em quais circunst√Ęncias. O resultado desta apura√ß√£o √© que vai servir para¬†definir se h√° a√ß√Ķes de corre√ß√£o. Se voc√™ fizer um relato se identificando, voc√™ pode acompanhar a apura√ß√£o, interagindo sempre que entender necess√°rio. Se voc√™ fizer de forma an√īnima, vai precisar guardar o c√≥digo de acesso que o sistema gera para ter esta mesma intera√ß√£o.

Posso relatar situa√ß√Ķes sofridas por colegas?
Sim. Desde que tenha presenciado ou que tenha fortes indícios da ocorrência. Relatos de "ouvir falar" geralmente não trazem elementos suficientes para que possam ser apurados - ou ainda não são verdadeiros.. são só 'fofocas'. 


Última atualização 3 ano(s) atrás
ÔĽŅ

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!