Perguntas Frequentes

Fluxo de resposta a violência sofrida pelo colaborador

Para que serve?
Diversas situações do dia-a-dia, na relação com paciente e seus acompanhantes, podem ser sentidas pelo colaborador como um violência.
Para que possamos identificar as situações críticas e dar o devido tratamento foi instituído o fluxo de resposta a violência sofrida pelo colaborador.
A partir do seu relato poderemos identificar situações que necessitem de uma abordagem em relação aos pacientes, ou familiares e acompanhantes - de forma a minimizar as situações de estresse e conflito entre estas partes.

O que pode ser considerado violência?
Agressões físicas ou verbais
Assédio moral ou sexual
Ter objetos destruídos, danificados, furtados ou roubados
Atos agressivos ou de intimidação
Discriminação de qualquer natureza: de gênero (mulher/ homem), de opção sexual, de crença, de raça, de etnia, cultural, etc.

Como informar uma violência sofrida?
Você pode abrir um relato na Central de Ética e Compliance.
Mas, em situações extremas - envolvendo grave dano físico - acione a Segurança Patrimonial. Na Unidade Ibirapuera: qualquer colaborador que presenciar, poderá acionar o fluxo de Emergência, pelo ramal 0880, se necessário.
Em caso de urgências e emergências médicas, acionar pela intranet ou pelos ramais o Código Laranja ou o Código Azul - conforme a situação.

O que acontece depois?
A partir do seu relato vamos realizar um processo de averiguação, para entender o que aconteceu e em quais circunstâncias. O resultado desta apuração é que vai servir para definir se há ações de correção. Se você fizer um relato se identificando, você pode acompanhar a apuração, interagindo sempre que entender necessário. Se você fizer de forma anônima, vai precisar guardar o código de acesso que o sistema gera para ter esta mesma interação.

Posso relatar situações sofridas por colegas?
Sim. Desde que tenha presenciado ou que tenha fortes indícios da ocorrência. Relatos de "ouvir falar" geralmente não trazem elementos suficientes para que possam ser apurados - ou ainda não são verdadeiros.. são só 'fofocas'. 


Última atualização 2 ano(s) atrás


Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!