Perguntas Frequentes

O que é fraude interna?

A fraude interna refere-se a atividades fraudulentas, enganosas ou desonestas que ocorrem dentro de uma organização, geralmente perpetradas por seus próprios funcionários, colaboradores ou membros. Esse tipo de fraude pode ter sérias consequências para a empresa, incluindo perdas financeiras, danos à reputação, litígios legais e impactos negativos no moral da equipe.

Alguns exemplos comuns de fraude interna incluem:

  1. Desvio de ativos: Funcionários desviam dinheiro, estoque, equipamentos ou outros ativos da empresa para seu benefício pessoal ou para vender no mercado ilegal.
  2. Fraude financeira: Manipulação de registros contábeis, falsificação de documentos financeiros, inflação de receitas ou subestimação de despesas para enganar investidores, credores ou a administração da empresa.
  3. Suborno e corrupção interna: Pagamento ou recebimento de subornos, propinas ou favores em troca de decisões comerciais favoráveis ou tratamento preferencial dentro da organização.
  4. Falsificação de despesas: Reivindicação de despesas fictícias ou inflacionadas para obter reembolsos indevidos da empresa.
  5. Conflito de interesses não declarado: Funcionários que têm interesses pessoais ou financeiros em determinadas transações ou negócios e não os declaram ou os escondem, violando a política da empresa.
  6. Violação de políticas internas: Não aderência às políticas e procedimentos da empresa, seja relacionado à segurança da informação, uso indevido de recursos ou qualquer outra área em que as políticas organizacionais sejam violadas para ganho pessoal.

Última atualização 4 meses atrás

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!